Densidade de reticulação em elastômeros sem e com carga

Evento dia:

18/08/2015

Resumo do ocorrido:

Neste ano de comemoração dos seus 40 anos, a ABTB tem realizado várias palestras técnicas com professores e doutores no segmento da borracha e recebeu no auditório da Abimaq/Sindimaq em São Paulo, a Professora Dra. Marly A Maldaner Jacobi que ministrou a palestra sobre “Densidade de reticulação em elastômeros sem e com carga”

A Professora Dra. Marly possui graduação em Licenciatura Em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975), mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela UFRGS (1983) e doutorado em Quimica - Ênfase em Ciência de Polímeros - Albert-Ludwigs-Universität Freiburg (1989). Atualmente é professora (Associado 03) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Polímeros e Colóides, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese aniônica, modificação química de polidienos (epoxidação e hidrogenação), borrachas epoxidadas e sua aplicação, nanocompósitos elastoméricos, borrachas termoplásticas, formulação e caracterização de composições elastoméricas.

O tema abordou o fenômeno da reticulação em compostos elastoméricos e as consequências macroscópicas e microscópicas advindas deste fenômeno. A influência do agente de vulcanização, do tipo de borracha, da morfologia e da densidade de reticulação sobre as propriedades finais do material deverá ser discutida. Além disso, serão abordados os principais métodos disponíveis para a sua determinação como: medidas de tensão-deformação, inchamento até o equilíbrio e Ressonância Magnética Nuclear.

Durante a explanação houve troca de informações e questionamentos por pessoas que representaram as empresas Agel, Convip, Dicetti, Dyna, GM, Inoquímica, LPM, LT Quimicos, Magma-Mix, Rubberart, Seriac, TKM, Truck Bus, Viza Tech. Essa troca se estendeu durante o coffee oferecido pela ABTB ao término da palestra.

Imagens do Evento:


<< Voltar