ABTB 40 Anos - São Paulo

Evento dia:

03/12/2015

Resumo do ocorrido:

As comemorações do encerramento das atividades culturais da ABTB neste ano celebraram seus 40 anos de fundação. O jantar regado a bons vinhos e jazz foi realizado na cidade de São Paulo/SP – Círculo Militar com o patrocínio da empresa associada Birla Carbon/Columbian Chemicals..
O Sr. Henrique de Oliveira Brito, presidente da associação fez um discurso como porta voz da diretoria atual.
Nesta noite foram homenageados os fundadores da associação presentes, Sr. Flávio Pacini e in memorian do Sr. Bechara Nasser Neto na pessoa do seu filho Sr. Sidnei Nasser. Sr. Flávio relembrou o dia em que surgiu a ideia da criação da abtb, de toda trajetória e da alegria de ter feito parte desta história. Sr Sidnei trouxe histórias interessantes e divertidas que exaltaram a personalidade marcante do Sr. Bechara. E nesse clima de emoção e alegria seguimos a homenagem à nossa associada, parceira e patrocinadora Birla Carbon/Columbian Chemicals na pessoa do seu presidente Sr. Ronaldo Duarte.
Os associados Sr. José Carlos Tsai Chou da empresa Convip e o Sr. José Luis Massoco da empresa Dicetti foram sorteados com um convite cada um para assistirem a toda programação do 16º Congresso Brasileiro de Tecnologia da Borracha que será realizado em junho de 2016 no Expo Center Norte. Em seguida todos foram convidados a confraternizarem ao som do trio de jazz André Molinero. Abaixo, discurso na íntegra do Sr. Henrique Brito, presidente da ABTB.

“Boa noite a todos
Estamos aqui reunidos para celebrar a passagem de mais um ano e em especial comemorar os 40 anos da ABTB.
Infelizmente, comemoramos esta data em um ano que provavelmente ficará marcado na história brasileira como o ano de uma crise econômica, política e moral sem precedentes.
Apesar de tudo o que vimos e enfrentamos em 2015, não podemos deixar de comemorar e agradecer.
COMEMORAR o aniversário de uma entidade que há 40 anos cumpre a missão de congregar as pessoas que se dedicam à Tecnologia da Borracha no Brasil, promovendo o progresso e a divulgação desta tecnologia.
AGRADECER a todos aqueles que ajudaram a ABTB no cumprimento desta missão.
Agradecer aos seus associados, razão principal da entidade, pelo apoio e confiança ao longo destes 40 anos.
Agradecer àqueles que se dedicaram de forma voluntária a atuação como dirigentes da ABTB. São mais de 180 pessoas, cujos nomes foram lembrados no site e no caderno de 40 anos da ABTB.
Agradecer aos ex-Presidentes, seus suplentes, vices, Diretores e Conselheiros, alguns dos quais presentes nesta noite como Chamma, Luis Tormento, Marcelo Silva, Marcos Carpeggiani, Paulo Garbellotto, Percy Putz, Luiz Emilliani, Maurício Nunes (filho do Ex-Presidente Ilson Nunes) e Sylvio Leonardo, pelo trabalho que realizaram e que nos permitiu chegar até aqui.
Agradecer as pessoas extraordinárias que pela ABTB passaram, como dirigentes, associados, palestrantes ou amigos. Alguns que deixaram os seus nomes marcados definitivamente na história da ABTB e da borracha no Brasil, como os senhores Roberto Gênova, Leônidas Calvi e Prof. Edmundo Cidade da Rocha.
Queremos também nesta festa de 40 anos, agradecer as empresas e patrocinadores cujo apoio é indispensável para a existência da associação. Como é muito difícil citar todas as empresas que apoiaram a ABTB nestes 40 anos, cito àquelas que nos apoiaram e patrocinaram os diversos eventos deste ano: Auriquímica, Birla, Revista Borracha Atual, Borrachas NSO, Cabot, Chem Trend, Copé, Cya, Evonik, Fragon, Lanxess, Lord, Nynas, Parabor, Proquimil, Quisvi, Retilox, Seriac, Solvay, Struktol, Vipal e Zanaflex.
Nosso agradecimento muitíssimo especial a Birla, e seus executivos Alzinete, Cynthia, Azevedo e Ronaldo Duarte pela parceria e apoio fundamental as ações da ABTB, não somente este ano, mas ao longo de vários anos. A Birla é um parceiro que realmente merece o nosso destaque.
Sei que citei muitos nomes até agora, e ao fazer isso se corre o risco de errar ao esquecer de citar alguém que merecidamente deveria ser lembrado; porém acredito que o erro maior é não citar ninguém.
Por fim, e mais importante, estamos aqui para relembrar, agradecer e homenagear àqueles que no dia 5 de maio de 1975 se encontraram no antigo restaurante “O Franciscano” situado na rua da Consolação no centro de São Paulo: Bechara Nasser Neto, Francisco de Assis Esmeraldo, Francisco Cyro Prado, Flavio Pacini,  Hagop Yeghiaian,  Hans Herbert Freytag,  Naum Wiadacz, Tito Chilomer e Chang Loo Sih. Assim nascia a ABTB.

Se nós estamos aqui hoje é porque essas pessoas tiveram, uma visão, um sonho e acima de tudo atitude para tornar este sonho uma realidade.
40 anos se passaram e a ABTB que iniciou as suas atividades em SP, hoje realiza eventos de forma rotineira em SP, RS, SC e mais recentemente MG. Nestes 40 anos a ABTB realizou 15 Congressos Nacionais, 3 Congressos Latino-americanos, 2 Congressos Internacionais, dezenas de cursos, seminários e workshops e algumas centenas de palestras técnicas.
Diz a sabedoria Chinesa: “Uma longa caminhada começa com o primeiro passo”. Em 1975 estes senhores deram o primeiro passo, cabe a nós e aos que virão depois, continuar e aperfeiçoar essa caminhada.
Muito Obrigado. “

Imagens do Evento:


<< Voltar