ABTB 40 Anos - Rio Grande do Sul

Evento dia:

11/12/2015

Resumo do ocorrido:

A comemoração do encerramento das atividades culturais da ABTB Sul, neste ano celebraram seus 40 anos de fundação. O jantar regado a bons vinhos e música animada foi realizado na cidade de Novo Hamburgo/RS – NH Hall Eventos com o patrocínio da empresa associada Cabot Brasil.
O Sr. Henrique de Oliveira Brito, presidente da associação fez um discurso como porta voz da diretoria atual.
Nesta noite foram homenageados os associados que nestes 40 anos atuaram ativamente para o crescimento e manutenção da abtb. São eles, Sr . André Mautone – Gerente Administrativo Regional da ABTB Sul e o Sr Sylvio Vicente Leonardo. Assim como a empresa associada, parceira e patrocinadora Cabot Brasil na pessoa do Sr. Edgar Citrinite. As responsáveis pela administração da associação na sede em São Paulo e no polo Sul, Giselle Margonar e Núbia Fernanda Leonardo também receberam homenagens por sua dedicação nestes 5 e 10 anos respectivamente.
Dois associados foram sorteados com um convite cada um, para assistirem a toda programação do 16º Congresso Brasileiro de Tecnologia da Borracha que será realizado em junho de 2016 no Expo Center Norte. Em seguida todos foram convidados a confraternizarem. Abaixo, discurso na íntegra do Sr. Henrique Brito, presidente da ABTB.

“Boa noite a todos
Estamos aqui reunidos para celebrar a passagem de mais um ano e em especial comemorar os 40 anos da ABTB.
Infelizmente, comemoramos esta data em um ano que provavelmente ficará marcado na história brasileira como o ano de uma crise econômica, política e moral sem precedentes. Apesar de tudo o que vimos e enfrentamos este ano, não podemos deixar de comemorar e agradecer.
COMEMORAR o aniversário de uma entidade que há 40 anos cumpre a missão de congregar as pessoas que se dedicam à Tecnologia da Borracha no Brasil, promovendo o progresso e a divulgação desta tecnologia e promovendo também o encontro e o relacionamento das pessoas do setor.
AGRADECER a todos aqueles que ajudaram a ABTB no cumprimento desta missão. Agradecer aos seus associados, razão principal da entidade, pelo apoio e confiança ao longo destes 40 anos. Sem o associado não há motivo para a existência da ABTB.
Agradecer àqueles que se dedicaram de forma voluntária a atuação como dirigentes da ABTB. São mais de 180 pessoas, cujos nomes estão registrados no site e no caderno de 40 anos da ABTB.
Agradecer aos ex-Presidentes, seus suplentes, vices, Diretores e Conselheiros. Em São Paulo na semana passada, realizamos a festa de 40 anos da ABTB e tivemos a oportunidade de agradecer e destacar alguns ex-dirigentes. Da mesma forma aqui no RS gostaria de destacar a presença neste evento do Emilton Becker e Mario Pinheiro que já dirigiram e colaboraram muito com a ABTB no RS. O Mário, em especial, dedicou muitos anos a ABTB.
Agradecer as pessoas extraordinárias que pela ABTB passaram, e que nós tivemos a oportunidade de conhecer como dirigentes, associados, palestrantes ou amigos. Alguns que deixaram os seus nomes marcados na história da ABTB e da borracha no Brasil, cito como exemplo os senhores Roberto Gênova, Leônidas Calvi e Prof. Edmundo Cidade da Rocha.
Queremos também nesta festa de 40 anos, agradecer as empresas e patrocinadores cujo apoio é indispensável para a existência da associação. Como é muito difícil citar todas as empresas que apoiaram a ABTB nestes 40 anos, cito àquelas que nos apoiaram e patrocinaram os diversos eventos deste ano: Auriquímica, Birla, Revista Borracha Atual, Borrachas NSO, Cabot, Chem Trend, Copé, Cya, Evonik, Fragon, Lanxess, Lord, Nynas, Parabor, Proquimil, Quisvi, Retilox, Seriac, Solvay, Struktol, Vipal e Zanaflex.
Nosso agradecimento muitíssimo especial a CABOT, com a presença dos seus executivos Edgar Citrinite, Willian Lima e Patrícia Marchesan pela parceria e apoio fundamental as ações da ABTB ao longo de vários anos.
Agradecemos também ao SENAI CETEPO, hoje ISI Polímeros, que por muitos anos tem sido o principal parceiro da ABTB em seus eventos.

Por fim, e mais importante, estamos aqui para RELEMBRAR, AGRADECER e HOMENAGEAR os fundadores da ABTB. Na festa de SP, homenageamos àqueles que no dia 5 de maio de 1975 em SP fundaram a ABTB: Bechara Nasser Neto, Francisco de Assis Esmeraldo, Francisco Cyro Prado, Flavio Pacini,  Hagop Yeghiaian,  Hans Herbert Freytag,  Naum Wiadacz, Tito Chilomer e Chang Loo Sih.
Aqui no RS queremos homenagear aqueles que criaram e desenvolveram a ABTB Regional Sul.
Relembro novamente o Prof. Edmundo, que foi e permanecerá para sempre sendo a nossa maior liderança e inspiração.
Destaco e agradeço o Sylvio Leonardo aqui presente, que junto com o Edmundo, estabeleceu as bases da ABTB no RS. O Silvio durante muitos anos trabalhou na Petroflex, visitava praticamente todas as empresas de borracha no RS, vendia SBR, mas também vendia a ideia e a importância da ABTB.
Nesta comemoração dos 40 anos da ABTB, queremos também de destacar uma “jovem” liderança que se dedicou e conseguiu estabelecer as bases da ABTB em SC. Durante muito tempo nós tivemos associados em SC, mas não tínhamos atividades, cursos, palestras, em SC até que ele resolveu assumir a liderança naquela região e fazer por volta do ano 2000 em SC algo semelhante ao que o prof. Edmundo e o Silvio fizeram no RS. Por isso nós destacamos e agradecemos o André Mautone pelo trabalho realizado em SC.

Sei que citei muitos nomes até agora, e ao fazer isso se corre o risco de errar ao esquecer de citar alguém que merecidamente deveria ser lembrado; porém acredito que o erro maior é não citar ninguém.
Se nós estamos aqui hoje é porque os fundadores da ABTB tiveram, uma visão, um sonho e acima de tudo atitude para tornar este sonho uma realidade e porque depois deles várias outras pessoas deram continuidade a este trabalho.
40 anos se passaram e a ABTB que iniciou as suas atividades em SP, hoje realiza eventos de forma rotineira em SP, RS, SC e mais recentemente MG. Nestes 40 anos a ABTB realizou 15 Congressos Nacionais, 3 Congressos Latino-americanos, 2 Congressos Internacionais, dezenas de cursos, seminários e workshops e algumas centenas de palestras técnicas.
Para finalizar, cito um provérbio Chinês: “Uma longa caminhada começa com o primeiro passo”. Em 1975 os fundadores da ABTB deram o primeiro passo, cabe a nós e aos que virão depois, continuar e aperfeiçoar essa caminhada.
Espero que todos tenham uma ótima noite! Muito abrigado. “

Imagens do Evento:


<< Voltar