Solvay lança na Polônia produção de sílica de alto desempenho para pneus que economizam energia

Notícia publicada dia 17/08/2015

São Paulo, Brasil, 17 de julho de 2015 --- A Solvay está iniciando a produção de sílica de alto desempenho (HDS, na sigla em inglês) na sua nova fábrica em Wloclawek, na Polônia, para atender à forte e crescente demanda regional por pneus que economizam energia.

Com 85 mil toneladas de capacidade anual dedicada às tecnologias mais recentes de sílicas HDS da Solvay, a planta vai criar mais de 100 empregos na região da Pomerânia. Autoridades polonesas e outros convidados participaram da cerimônia que deu início de funcionamento da planta.

"A partir desta planta, a Solvay vai oferecer aos clientes na Europa Central e Oriental as suas mais recentes soluções inovadoras para a fabricação de pneus que contribuem para a mobilidade sustentável", disse An Nuyttens, Presidente da Unidade de Negócios Global Silica da Solvay.

"Através do seu alcance global de mercado, capacidade de inovação e aumento do número de aplicações em pneus para carros de passeio e caminhões, a Solvay está mais bem posicionada para atender às oportunidades de crescimento do setor, ao mesmo tempo em que contribuir para a redução de emissões de CO2.", disse Nuyttens.

A nova fábrica produzirá os grades mais avançados de sílica HDS, que funciona como agente de reforço na borracha do pneu e ajuda a reduzir o consumo de combustível de um veículo em até 7%. As marcas de sílicas HDS da Solvay incluem Zeosil® PREMIUM e Efficium®, outra invenção da Solvay Silica, que ajuda os fabricantes de pneus a elevar os seus níveis de produtividade na fabricação de compostos de pneus de carros e caminhões.

Com a entrada em funcionamento da fábrica de Wloclawek, a unidade global Sílica da Solvay terá uma forte presença global em nove plantas industriais próximas aos clientes em toda a Europa, América do Sul, América do Norte e Ásia. Na Coréia do Sul, atualmente, a Solvay está construindo uma planta que também irá produzir Efficium® e, uma vez em funcionamento, vai aumentar a capacidade anual de sílica da empresa em cerca de 50% entre 2014 e 2016.

Fonte: Roberto Custódio – assessoria de Imprensa Rhodia e Grupo Solvay no Brasil – f. (11) 999338148

<< Voltar